Durma o suficiente

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Os seres humanos podem ficar mais tempo sem comida do que sem
dormir. Os adultos mais velhos precisam dormir tanto quanto os mais jovens –
sete a nove horas por noite -, mas geralmente dormem muito menos. A falta
de sono pode causar depressão, irritabilidade, aumento do risco de queda e
problemas de memória.
Dicas: Desenvolva uma programação regular com uma rotina de
dormir. Mantenha seu quarto escuro e sem ruídos – evite assistir televisão ou
navegar na Internet enquanto estiver na cama. Fique longe da cafeína no
final do dia.
À medida que envelhecemos, nossos estressores mudam e nossa capacidade
de lidar com o estresse também. O estresse a longo prazo pode danificar as
células do cérebro e levar à depressão. O estresse também pode causar perda
de memória, fadiga e diminuição da capacidade de combater e se recuperar da
infecção. De fato, estima-se que mais de 90% das doenças sejam causadas ou
complicadas pelo estresse.
Dicas: Não podemos evitar completamente situações estressantes, mas
podemos aprender técnicas melhores para lidar com o estresse. Cuide-se
quando estiver estressado, dormindo o suficiente, se exercitando e comendo
alimentos nutritivos. Converse com um ente querido ou conselheiro sobre seu
estresse e tente algumas técnicas de relaxamento, como respiração circular,
ioga ou meditação. Lembre-se de manter sempre as coisas em perspectiva –
tente aceitar e se adaptar às coisas que você não pode controlar.